Dra Andreia Antoniolli

Tipos de jejum e seus benefícios

Existem diversos tipos de jejum intermitente. Os métodos variam no número de dias de jejum e nos subsídios de calorias.

O jejum intermitente envolve a abstenção total ou parcial de comer por um determinado período de tempo, antes de comer regularmente novamente.

Alguns estudos sugerem que essa forma de alimentação pode oferecer benefícios como perda de gordura, melhor saúde e aumento da longevidade. 

Os proponentes afirmam que um programa de jejum intermitente é mais fácil de manter do que as dietas tradicionais com controle de calorias.

No artigo que compartilho com vocês abaixo, apresento alguns tipos de jejum intermitente, e seus benefícios. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

Jejum de ritmo circadiano

Escolha 12 horas durante o dia em que você pode se comprometer com o jejum e 12 horas em que pode comer uma dieta saudável e equilibrada. 

Esta é talvez a proporção mais fácil de jejum intermitente, pois não requer pular refeições ou comprimir sua janela de alimentação. 

Como a maior parte da janela de jejum é enquanto a pessoa está dormindo, é quase instintivo. Como outros planos de jejum intermitente, este modelo reduz a insulina e aumenta os hormônios norepinefrina. 

Leia também::: O que é estresse oxidativo e como evitá-lo?

Alimentação com restrição de tempo

Também conhecido como Protocolo Leangains, essa proporção de jejum intermitente é muito popular nos círculos de perda de peso. 

Nele as pessoas costumam jejuam por 14-16 horas (dependendo da composição corporal), comendo 2-3 refeições de boa qualidade nas 8-10 horas restantes. 

Este também é um ótimo método de jejum para iniciantes e geralmente é tão simples quanto cortar lanches após o jantar e pular o café da manhã. É excelente para quem busca estrutura e rotina.

Jejum de dia inteiro

Em um ou dois dias não consecutivos, limite sua ingestão de calorias a 400-500 calorias em uma ou duas pequenas refeições. 

Certifique-se de que pelo menos 200 dessas calorias sejam provenientes de proteínas. Isso às vezes é chamado de “jejum modificado”. Durante os outros cinco dias, coma normalmente, sem restrições, mas sempre alimentos nutritivos.

Os benefícios deste modelo parece ser o mais benéfico para mudar o corpo para a cetose. Estudos sobre o método 5:2 mostraram que ele reduziu os níveis de insulina e melhorou a sensibilidade à insulina.

Jejum em dias alternados

Neste modelo, os praticantes jejuam por 24 horas, depois retornam ao horário normal de alimentação por 24 horas e depois repetem.

Sem restrições em dias sem jejum, ou seja, coma o quanto quiser quando quiser, mas sempre seguindo uma alimentação equilibrada.

Como desvantagem, por causa do quanto você está reduzindo sua ingestão de combustível, esse tipo de jejum pode tornar os treinos intensos menos eficazes. 

Jejum de 24 horas

Jejue por 24 horas uma vez por semana, sem consumir calorias, apenas água, café ou chá. Este método foi desenvolvido pelo pesquisador Brad Pilon em seu livro “Eat Stop Eat”. 

Apenas um ou dois dias por semana são necessários, e nos outros 5-6 os praticantes podem comer como fariam normalmente.

Entre os benefícios, este método obtém o jejum de uma só vez, mudando o corpo para a cetose e mantendo-o lá por um período mais longo do que os jejuns mais curtos.

Leia também::: O que causa a inflamação e como ela afeta o corpo?

Qual tipo de jejum intermitente é ideal para você?

Essa é uma resposta que só você e seu profissional de saúde podem dizer! Cada um dos tipos de jejum tem seus prós e contras, portanto, considere cuidadosamente o que você precisa em sua próxima estratégia alimentar.

Tenha em mente que o jejum intermitente também não é adequado para todos. Aqueles com distúrbios alimentares, déficits nutricionais, condições de saúde subjacentes ou gestações não são recomendados a tentar.

Não se esqueça que ao praticar o jejum intermitente, a qualidade dos alimentos que você consome se torna ainda mais crucial do que o normal, pois você está ingerindo menos. Certifique-se de comer muita fibra, proteína e outros nutrientes essenciais entre os jejuns.

Por fim, espero que tenha compreendido os tipos de jejum e seus benefícios e, para saber mais sobre o tema e ter mais saúde e longevidade, siga meu canal do Youtube!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postagens recentes: