Dra Andreia Antoniolli

Quais os melhores suplementos para a imunidade?

Quando se fala em suplementos para a imunidade, certamente o primeiro que lhe vem à mente é a vitamina C. E realmente, ela é incrível, mas não é a única!

Uma dieta saudável, sono adequado, exercícios, hidratação e controle do estresse são ótimas maneiras de apoiar o sistema imunológico ao longo do ano. 

Mas existem certas vitaminas e minerais que são particularmente importantes para apoiar o sistema imunológico, incluindo vitamina C, D e zinco. 

Para detalhar mais sobre este tema, e também explicar quais os melhores suplementos para a imunidade, preparei o artigo abaixo e que compartilho com vocês! Siga a leitura e tire suas dúvidas!

Importância da suplementação

Em um mundo perfeito, todos nós teríamos acesso a uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, repleta de gorduras saudáveis, frutas, vegetais, proteínas e fibras adequadas.

Dessa forma, teoricamente não deveríamos tomar suplementos para fortalecer nosso sistema imunológico. Mas a realidade mostra o contrário.

A maioria de nós não apenas falha em atingir essas metas diárias de nutrição, mas também podemos ter situações – como estresse físico ou problemas de saúde inflamatórios – em que precisamos de mais certos nutrientes do que estamos recebendo dos alimentos.

É aí que entram em cena os suplementos, que visam fornecer ao nosso organismo as vitaminas, minerais e demais nutrientes necessários. E eles podem ser administrados via oral, ou intravenosa, com o objetivo de nutrir nosso corpo adequadamente.

Leia também::: Como funciona o sistema imunológico?

Suplementos para a imunidade

E quando se fala em suplementos para a imunidade, alguns se destacam, pelo seu poder transformador e protetor que proporcionam ao nosso corpo. Os principais são:

Vitamina C

Como os humanos não podem fabricar vitamina C e não é armazenada no corpo, ela precisa ser constantemente reabastecida.

A vitamina C é um poderoso antioxidante, anti-inflamatório e fortalece as células do nosso sistema imunológico. Ele é usado rapidamente durante a infecção e quando estamos sob tremendo estresse. Também acelera a cicatrização de feridas e é ótimo para a sua pele.

A vitamina C suplementar foi encontrada em estudos para diminuir a gravidade e a duração de um resfriado e, em estudos iniciais, pode diminuir a gravidade dos sintomas de pacientes hospitalizados com Covid.

Vitamina D

A deficiência de vitamina D é um problema mundial. Afinal, é ela que modula muitos aspectos de nossa função imunológica. 

Isso torna nosso sistema imunológico inato mais eficiente em matar bactérias e vírus e pode reduzir a frequência de infecções respiratórias superiores.

A baixa vitamina D também foi correlacionada com uma maior incidência de doenças autoimunes, como a esclerose múltipla. 

Como a vitamina D não é encontrada prontamente em muitos alimentos, a maioria das pessoas se beneficia da suplementação vitamínica.

Zinco

A Organização Mundial da Saúde relata que entre 17% e 30% da população mundial tem deficiência de zinco, afetando potencialmente os resultados de saúde.

O zinco é um mineral com efeitos cruciais na eficácia das células e citocinas do nosso sistema imunológico inato e adaptativo. 

Ele ajuda a combater vírus, protege-nos dos danos causados ​​pelos radicais livres às nossas células e demonstrou reduzir a duração de uma constipação quando administrado como suplemento.

O zinco é encontrado em altos níveis em ostras, carne bovina e caranguejo, e em quantidades menores em legumes, tofu, sementes de abóbora, castanha de caju e outras nozes e sementes. 

Curcumina

Esta substância é o principal ingrediente ativo da raiz de açafrão e demonstrou proporcionar vários benefícios à saúde.

De fato, existem mais de 120 ensaios clínicos em humanos mostrando a eficácia da curcumina no tratamento de doenças que vão desde a autoimunidade até a doença de Alzheimer.

A magia da curcumina é como ela diminui a inflamação em vários níveis no corpo, não apenas ajudando no alívio dos sintomas da dor e da artrite, mas também bloqueando as citocinas inflamatórias que causam doenças autoimunes, doenças cardíacas e diabetes.

Também melhora a saúde de nossas bactérias intestinais, o que contribui para nossa saúde imunológica geral. 

Leia também::: Quais doenças são consequências das inflamações crônicas de baixo grau?

Siga a orientação de um profissional de saúde

Quando se fala em suplementos para a imunidade, os listados acima são os principais, mas é claro que existem outros que também contribuem para o fortalecimento do nosso organismo.

Mas é fundamental deixar claro que qualquer suplementação deve seguir a orientação de um profissional de saúde. Afinal, é necessário considerar as necessidades individuais de cada pessoa para prescrever a dosagem correta.

Por fim, espero que tenha compreendido quais os melhores suplementos para a imunidade e, para ampliar ainda mais o assunto, siga meu canal do Youtube!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postagens recentes: