A carne processada é um tipo de carne que passa por um processo de conservação que pode incluir adição de sal, fumaça, cura, fermentação ou outros aditivos químicos.
Ela pode ser encontrada em produtos como bacon, salsichas, presuntos, mortadelas e outros embutidos.
Embora muitas pessoas gostem de comer carne processada por sua conveniência e sabor, vários estudos científicos têm mostrado que ela pode ser prejudicial à saúde e aumentar o risco de várias doenças.
No artigo que compartilho abaixo, explico essa relação entre a carne processada e o maior risco de doenças. Siga a leitura e confira!
Riscos da carne processada
Um dos principais riscos associados ao consumo de carne processada é o aumento do risco de câncer.
Vários estudos têm demonstrado que pessoas que consomem carne processada regularmente têm um risco maior de desenvolver câncer colorretal.
Um estudo publicado no International Journal of Cancer descobriu que pessoas que consumiam 50 gramas desse alimento por dia, o equivalente a cerca de uma fatia de bacon ou uma salsicha, tinham um risco 18% maior de desenvolver câncer colorretal do que aquelas que não consumiam carne processada.
Além disso, esse alimento industrializado também pode aumentar o risco de outras doenças, incluindo doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Um estudo publicado na revista Circulation descobriu que o consumo regular de carne processada estava associado a um risco aumentado de doença cardíaca.
Outro estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, encontrou uma associação entre o consumo de carne processada e um risco aumentado de diabetes tipo 2.
Qual o motivo?
Parte da razão pela qual esse alimento é tão prejudicial à saúde é porque ela tende a ser rica em gorduras saturadas e sódio. Esses dois nutrientes causam um maior risco de várias doenças crônicas.
A carne processada também pode conter aditivos químicos, como nitratos e nitritos, que servem para preservá-la e melhorar a cor e o sabor. Estes aditivos podem cauar um maior risco de câncer e outros problemas de saúde.
Embora o consumo desse alimento possa ser prejudicial à saúde, isso não significa que você precisa evitar a carne completamente.
A carne magra, como peito de frango ou peixe, pode ser uma fonte saudável de proteína e outros nutrientes.
Leia também::: Como o jejum intermitente ajuda na longevidade?
Tenha uma dieta saudável
Como fica claro, a carne processada pode ser uma opção conveniente e saborosa, mas ela também pode ser prejudicial à saúde.
Vários estudos científicos que compartilhei acima têm mostrado que o consumo regular desse alimento pode aumentar o risco de câncer, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Por isso, procure evitar ao máximo o consumo de carne processada e siga uma alimentação balanceada. E para mais informações como esta, confira também meu canal no Instagram.