O envelhecimento é um processo natural de todo ser vivo. Mas ele não acontece da mesma forma para todos.
Para muitas pessoas, a velhice inclui uma deterioração da saúde causada por doenças relacionadas à idade. No entanto, também existem pessoas que mantêm um vigor mais jovem e, em todo o mundo, as mulheres geralmente vivem mais do que os homens.
Mas porque isso acontece? E será que é possível reverter o envelhecimento? Para responder essas e outras perguntas, compartilho com vocês o artigo abaixo!
Reverter o envelhecimento, qual é o objetivo?
Uma população envelhecida pressiona a economia porque, à medida que as pessoas envelhecem, sua produtividade diminui e sua dependência dos serviços de saúde aumenta.
Não é culpa de ninguém, mas envelhecer aumenta a probabilidade de contrair doenças graves que reduzem a qualidade de vida e são caras de tratar.
Cerca de 150 anos atrás, as pessoas não viviam o suficiente para experimentar essas doenças. Em vez disso, as dificuldades, a falta de remédios eficazes e as más condições de vida os deixaram vulneráveis a doenças infecciosas. Muitos morreram na infância (e mulheres durante o parto).
Atualmente, as doenças crônicas, às quais os idosos são particularmente suscetíveis, constituem as principais causas de morte em todo o mundo. Retardar o envelhecimento pode ajudar a prevenir doenças porque reduz o risco de:
- diabetes tipo II
- doença cardíaca
- derrame
- doença de Alzheimer
- Mal de Parkinson
- Câncer
Então, e se reverter a idade fosse possível? Tratar condições individuais é caro, mas focar no envelhecimento é mais atraente: se pudermos retardar o envelhecimento, as pessoas ficarão mais fortes e menos propensas a doenças.
E não é um conceito novo, porque muitas culturas buscaram maneiras de retardar ou prevenir o envelhecimento.
A tecnologia de envelhecimento reverso tem o potencial de gerar ganhos importantes para a longevidade e a saúde humana.
Quanto mais tempo um ser humano puder viver com saúde, mais feliz e produtivo ele será, e melhor também para a sociedade, porque poderia aliviar a pressão sobre a economia e os serviços de saúde do país.
É possível reverter o envelhecimento?
Você não pode reverter totalmente o envelhecimento – é uma parte normal da vida. No entanto, você pode desacelerá-lo e ajudar a prevenir doenças relacionadas à idade adotando um estilo de vida saudável. Isso inclui hábitos como comer uma dieta saudável, usar protetor solar todos os dias e fazer exercícios.
Todas essas coisas podem ajudar a retardar o envelhecimento e criar uma aparência mais jovem. Internamente, esses hábitos saudáveis também podem garantir que sua idade biológica (quantos anos seu corpo parece) fique atrás de sua idade cronológica (quantos anos você está vivo). Em outras palavras, eles podem ajudá-lo a parecer e se sentir mais jovem do que você.
Vamos detalhar um pouco mais sobre o que é o envelhecimento e as possíveis etapas para reverter o envelhecimento.
Leia também::: Como manter o cérebro saudável por mais tempo?
O que é envelhecer?
O envelhecimento pode ser causado por uma ampla gama de fontes físicas e psicológicas, mas o processo de envelhecimento subjacente é o mesmo.
Nosso corpo é formado por milhões de células. Essas células continuam a se multiplicar repetidamente. No entanto, uma célula tem uma quantidade definida de vezes que pode se multiplicar antes de morrer.
Assim, à medida que mais células são danificadas em todo o corpo, você começa a mostrar sinais de envelhecimento.
O envelhecimento pode ser explicado observando o que está acontecendo no nível celular. Seus cromossomos carregam seu DNA, os projetos de suas células, e têm tampas especiais nas extremidades chamadas telômeros.
Esses telômeros protegem seus cromossomos. À medida que suas células continuam a se multiplicar, seus telômeros ficam mais curtos.
Quando os telômeros ficam muito curtos, eles não podem mais proteger seu DNA e, eventualmente, essa célula morre. Pense nisso como o “desgaste” normal de suas células após muitos ciclos de divisão e replicação.
Embora o envelhecimento aconteça em todos os órgãos do corpo, a pele é um excelente exemplo visual de como o envelhecimento progride. Quando você é jovem, seu corpo não tem problemas para reparar as células danificadas da pele.
No entanto, à medida que você envelhece, o sistema de reparo não é tão eficiente quanto antes – sua pele fica mais fina, perde colágeno e você começa a ver linhas finas e rugas.
Esteticamente, rugas e linhas finas não são os únicos sinais de envelhecimento, portanto, as táticas para reverter o envelhecimento devem abordar o quadro completo.
Esses outros marcadores cosméticos de envelhecimento da pele incluem hiperpigmentação, manchas escuras, manchas solares e textura e tom irregulares. Como isso pode fazer você parecer mais velho, abordar as diferentes preocupações do envelhecimento pode ajudá-lo a parecer mais jovem.
Quais os avanços da ciência?
Em uma descoberta emocionante, os cientistas desenvolveram uma maneira de identificar células-tronco musculares envelhecidas (MuSCs) com base em sua assinatura de cromatina. MuSCs desempenham um papel importante na reparação muscular.
A equipe de pesquisa da Hong Kong University of Science and Technology (HKUST) e foi liderada pelo professor Tom Cheung, professor associado de ciências da vida.
Em contraste com suas contrapartes mais jovens, as MuSCs envelhecidas diminuíram a haste (a capacidade de se tornar novas células-tronco ou se transformar em células especializadas para substituir tecidos danificados).
Se a assinatura da cromatina de uma célula envelhecida puder ser restaurada à de uma célula jovem, o processo de envelhecimento celular – e, neste exemplo, o envelhecimento do tecido muscular esquelético – pode ser retardado ou mesmo revertido.
A regulação da acessibilidade da cromatina é crítica para as decisões sobre o destino das células.
Mudanças no estado da cromatina podem levar à desregulação da expressão gênica. No estudo, eles foram capazes de identificar o estado da cromatina ativado cronicamente como uma marca registrada do envelhecimento das células-tronco, que pode ser um alvo para o desenvolvimento de estratégias antienvelhecimento.
A cromatina, um complexo de DNA que envolve as histonas para manter o DNA em sua arquitetura adequada, sofre rápidas mudanças em sua estrutura em resposta ao ambiente extrínseco.
Células quiescentes
Como continuação de seu estudo anterior, a equipe pré-fixou células-tronco musculares no camundongo para obter células quiescentes (células dormentes que serão ativadas para reparar o músculo lesionado) e obteve suas assinaturas de genes e cromatina, nas quais compararam a acessibilidade da cromatina.
Pelo estudo, foi possível mostrar que o ambiente da cromatina das células-tronco musculares jovens é muito compacto durante a quiescência, torna-se altamente acessível na ativação inicial e gradualmente restabelece o estado compacto após a regeneração de longo prazo.
No entanto, as células-tronco musculares envelhecidas perdem a capacidade de manter um ambiente de cromatina tão compacto durante a quiescência.
Muitas possibilidades estão esperando para serem descobertas agora que os cientistas obtiveram uma melhor compreensão do que acontece com uma célula envelhecida, abrindo uma variedade de caminhos para estratégias antienvelhecimento a serem perseguidas.
Leia também::: Benefícios da castanha-do-Pará para a saúde
Futuro promissor
É claro que para conseguir reverter o envelhecimento, é necessário ainda muito estudo, mas os que existem até aqui são bastante promissores.
Mas é preciso deixar claro que, mais que reverter o envelhecimento, é fundamental que ele permita uma longevidade saudável. Todos querem viver mais anos, mas estes anos a mais precisam ser de saúde e qualidade de vida.
Por fim, espero que tenham compreendido como será possível reverter o envelhecimento no futuro. E para mais informações como esta e sobre a Medicina do Amanhã, siga também meu canal do YouTube!