Você provavelmente já viu uma pessoa com a mesma idade que você, mas que aparentava ter mais, ou menos anos. Isso deve-se à diferença entre a idade biológica e idade cronológica.
Basicamente, idade cronológica é a quantidade de velinhas que assopramos todos os anos em nosso bolo de aniversário. Em contrapartida, a idade biológica é como está seu corpo com o passar dos anos, que é impactado de acordo com o estilo de vida que leva.
Para detalhar as principais diferenças entre idade biológica e idade cronológica, compartilho com vocês o artigo abaixo, no qual ainda dou dicas de como ter uma longevidade saudável. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
Entendendo sua idade biológica
A idade cronológica é medida em anos, mas a idade biológica é avaliada pelas funções físicas e mentais de uma pessoa.
Sua idade biológica — também conhecida como sua idade fisiológica — é influenciada por vários fatores.
E enquanto a genética desempenha um papel significativo, outros fatores incluem:
- Dieta e nutrição
- Exercício
- Estresse
- Exposição a toxinas ambientais e outras
- Condições crônicas
Determinar a idade biológica é realmente uma medida melhor do envelhecimento e da saúde de uma pessoa.
Por exemplo, suponha que você tenha 25 anos, fume e viva um estilo de vida sedentário. Sua idade biológica é certamente mais velha do que sua idade cronológica, porque está associada a um maior risco de certas doenças causadas por esse estilo de vida.
O papel da metilação do DNA
Pesquisas recentes apontam para a importância da metilação do DNA na saúde e no processo de envelhecimento.
A metilação tem grande importância em muitos processos no corpo. Muita ou pouca metilação pode afetar muitos aspectos de sua saúde e vida diária.
Nos últimos anos, pesquisadores encontraram correlações entre o envelhecimento de diferentes tecidos corporais e a extensão da metilação do DNA — conhecida como “relógios epigenéticos”.
A extensão em que áreas em seu DNA contêm grupos metil, o que significa que são “metilados”, pode ser influenciada não apenas pela idade, mas por uma ampla gama de fatores ambientais e biológicos.
Neles se enquadram sua dieta, sua saúde física, seu microbioma, seu saúde mental/emocional e fatores ambientais como exposição à fumaça do tabaco e outros poluentes.
Importância dos telômeros
Outro biomarcador associado à idade e à saúde é o comprimento dos telômeros. Os telômeros são proteínas do DNA encontradas no final dos cromossomos.
São eles os responsáveis por proteger a estrutura e função do DNA. Telômeros mais curtos estão associados a pior saúde e maior idade biológica.
Embora os telômeros naturalmente se degradem e encurtem durante a vida de um indivíduo, pesquisas apontam vários fatores que podem acelerar esse processo.
Alguns fatores – como a genética – são incontroláveis, mas você pode controlar outros fatores que afetam negativamente o encurtamento dos telômeros, incluindo:
- Má alimentação
- Obesidade
- Tabagismo
- Quantidades de sono menos do que adequadas
- Falta de exercício
Como manter uma idade biológica saudável?
Embora o envelhecimento seja inevitável, existem medidas que você pode tomar para apoiar a longevidade saudável.
O primeiro lugar para começar é parar qualquer mau hábito. Isso pode significar adotar uma dieta mais saudável e se comprometer com uma rotina regular de exercícios.
Gerenciar o estresse e dormir mais também são aspectos importantes da longevidade saudável.
Por fim, espero que tenha compreendido as diferenças entre idade biológica e idade cronológica e, para mais dicas e muita informação sobre saúde e longevidade, siga também meu canal do Youtube!