Dra Andreia Antoniolli

O que são geroprotetores?

O uso de geroprotetores para uma longevidade saudável vem sendo cada vez mais debatida no meio científico.

Vemos que seu uso pode proporcionar inúmeros benefícios para a saúde das pessoas e proporcionar que elas possam viver mais e melhor. 

Para isso, os geroprotetores atuam proporcionando a proteção contra o envelhecimento, como detalho no artigo que compartilho abaixo!

O que são geroprotetores?

O pai fundador da gerontologia é o biólogo russo e francês e Prêmio Nobel, Ilya Mechnikov, e é a pessoa creditada por primeiro usar a palavra “geroprotetor”. 

O significado literal da palavra geroprotetor é algo que protege contra o envelhecimento. O critério primário de um geroprotetor é a extensão da vida dos organismos modelo.

De acordo com a publicação “Geroprotectors: A Unified Concept and Screening Approaches”, do Dr. Alexey Moskalev e sua equipe, os critérios primário e secundário para compostos sejam classificados como geroprotetores são os seguintes:

  • 1. A regra principal mais significativa para os geroprotetores é evidentemente a capacidade de aumentar a vida útil. 
  • 2. Geroprotetores candidatos devem melhorar os biomarcadores moleculares, celulares e fisiológicos para um estado mais jovem ou retardar a progressão de alterações relacionadas à idade nesses marcadores. 
  • 3. A dose terapêutica de prolongamento da vida útil do geroprotetor deve ser várias ordens de grandeza menor que a dose tóxica. 
  • 4. Os potenciais geroprotetores devem melhorar a qualidade de vida relacionada à saúde: funcionamento físico, mental, emocional e social da pessoa tratada.
  • 5. O alvo ou mecanismo de ação do geroprotetor deve ser conservado evolutivamente. 
  • 6. A reprodutibilidade dos efeitos geroprotetores em diferentes organismos modelo aumenta a possibilidade de efeitos também serem descobertos em humanos, mesmo na ausência de um alvo conservado conhecido. 
  • 7. Geroprotetores candidatos devem ser capazes de retardar o progresso de um ou vários distúrbios associados à idade. 
  • 8. Os potenciais geroprotetores devem aumentar a resistência do organismo a fatores ambientais desfavoráveis.

Pensa-se que possa haver um número significativo de suplementos ou medicamentos que possam ter propriedades geroprotetoras em humanos, no entanto, atualmente, estes permanecem desconhecidos e inexplorados pela ciência.

Leia também::: O que é a medicina regenerativa?

Os geroprotetores e a longevidade

Geroprotetores são substâncias que auxiliam no envelhecimento saudável, retardam o envelhecimento ou promovem a extensão da vida. 

Eles incluem vários alimentos, suplementos (nutracêuticos) e medicamentos (farmacêuticos). E complementam práticas com potenciais efeitos geroprotetores, como a restrição calórica. Às vezes as pessoas os chamam de:

  • Supressores de envelhecimento
  • Drogas anti-envelhecimento
  • Gerossupressores
  • Terapia da longevidade
  • Senolíticos
  • Senoterapêutica

Infelizmente, nenhum geroprotetor existente chega perto de realizar a antiga aspiração de acabar com o envelhecimento. Em parte, isso ocorre porque ainda não sabemos o suficiente sobre a causa raiz do envelhecimento. 

Mas os cientistas podem aumentar o tempo de vida de organismos modelo, o que sugere que podemos desenvolver geroprotetores muito melhores.

Assim, um número crescente de empresas e organizações sem fins lucrativos estão ansiosamente engajados em pesquisa e desenvolvimento de envelhecimento.

Embora os geroprotetores existentes não possam curar o envelhecimento, a ciência mostra que eles ainda podem fazer uma diferença prática real para muitas pessoas que desejam melhorar seu tempo de vida saudável. 

Leia também::: Como remover toxinas do seu corpo?

Tenha mais saúde

Como fica claro, cada vez mais a ciência busca formas de proporcionar às pessoas um envelhecimento saudável. E neste sentido, o biohacking e os geroprotetores se posicionam como excelentes aliados.

Se você deseja saber ainda mais sobre geroprotetores, compartilho abaixo um vídeo que preparei para meu canal do YouTube sobre o tema. É só dar o play para conferir!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postagens recentes: