Dra Andreia Antoniolli

O que é nosso eixo morfofuncional?

A avaliação do eixo morfofuncional, conhecendo o estado físico e de saúde em que uma pessoa se encontra, é a melhor forma avaliação individualizada. 

Dentro da medicina, a avaliação do eixo morfofuncional permite compreender o estado físico e mental de cada pessoa, de acordo com suas características únicas, mas considerando a evolução da espécie humana.

Um tema complexo e apaixonante, e que compartilho no artigo logo abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas agora mesmo!

O eixo morfofuncional

Para entender os princípios do eixo morfofuncional, é necessário expor conceitos que se entrelaçam como um sistema. 

Um núcleo conceitual é estabelecido com base na concepção do morfofuncional como resultado do movimento da matéria, uma vez que o movimento determina as propriedades, a organização estrutural e o caráter da existência da matéria e do corpo humano.

Os conceitos essenciais a partir dos quais se articulam esses princípios biomédicos que atuam sobre o homem como ser bio-psico-sócio-ambiental são baseados no eixo morfofuncional, que se estruturam da seguinte forma:

  • Funcional
  • Social
  • Saúde
  • Sistêmico

O eixo morfofuncional é a interação que se estabelece entre o estrutural e o funcional. 

Sistema estrutural

O estrutural refere-se aos componentes formando sistemas compartimentados ou não, organizados a partir do biomolecular. 

Esses sistemas estão em constante interação, que quando constituídos formam outros de maior complexidade e diversidade. Esses sistemas são regidos por leis físicas, químicas, físico-químicas, biofísicas, sociais, filosóficas e ambientais descobertas ou estabelecidas pelo homem em seu desenvolvimento sócio-histórico.

Sistema funcional

O funcional, por sua vez, é uma expressão da interação, é a propriedade de expressão do estrutural, é o movimento da matéria.

Afinal, cada nível organizacional implica também movimentos mais complexos, do molecular ao biológico quando integra células, tecidos, órgãos e sistemas humanos, que permitem inclusive a comunicação social como função essencial. 

Impacto na saúde humana

Desta forma, podemos dizer que o eixo morfofuncional é o resultado do movimento da matéria, pois o movimento determina as propriedades, a organização estrutural e o caráter da existência da matéria e do corpo humano entre eles. 

Se forem levadas em conta as formas de movimento da matéria, sejam elas inorgânicas, biológicas e até sociais, todos eles existem e afetam o homem e a sociedade que os compõem.

A saúde é um processo complexo de qualidade da existência do homem e dos grupos sociais que se relacionam e se integram com o meio físico e social que o cerca. 

Sua estabilidade resulta da interação do biológico e do psicológico com o social, sendo o meio do meio em interação em cada contexto e momento histórico concreto, que se erigem sucessivamente como seus fatores determinantes.

Leia também::: O que é a medicina regenerativa?

Eixo morfofuncional e biohacking

Cada pessoa tem sua individualidade e isso implica como qualidade ter personalidade própria. Devido ao seu padrão genético, em um percentual mínimo de diferença entre os homens, eles o tornam único. 

Nesse sentido, toda abordagem médica deve partir do pressuposto de que cada pessoa é única, e que merece atenção diferenciada, seja para o diagnóstico de uma doença, ou mesmo uma ação integrativa visando sua melhor qualidade de vida.

Afinal, cada pessoa tem uma composição molecular, celular e orgânica única que, estrutural e funcionalmente, são comuns a cada uma das espécies, incluindo o homem.

Conhecer essas características em comum dos seres humanos, mas observando sempre as individualidades de cada pessoa, são essenciais para melhor condicionarmos o corpo humano por meio do biohacking. 

Ao entender essas diferenças, podemos ter melhores resultados em nossas práticas médicas, obter resultados mais expressivos individualmente e permitir a cada paciente um alcance mais rápido dos seus objetivos de saúde.

Por fim, espero que o conceito de eixo morfofuncional esteja claro e, para ampliar mais seu conhecimento sobre biohacking, siga também meu canal do YouTube!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postagens recentes: