Você já ouviu falar em hackear computadores, hackear smartphones e hackear emails? Mas e quanto a hackear seu corpo? Imagine como ser saudável fazendo isso!
O conceito é chamado de biohacking. Embora possa soar como algo saído de um filme futurista, trata-se realmente de auto-aperfeiçoamento, e existem inúmeras maneiras de incorporar métodos de biohacking de seu corpo e mente em sua rotina diária.
No artigo que compartilho abaixo, falo mais sobre como o biohacking pode ajudar você a tomar as rédeas da sua própria saúde e como ser saudável! Siga a leitura e tire suas dúvidas.
O que é biohacking?
Quando você viu a palavra “hacking”, talvez tenha se assustado, o que é, e se não é algum método perigoso. Não se preocupe, definitivamente não é nada ilegal.
Biohacking é geralmente um conjunto de pequenas mudanças que podem melhorar sua qualidade de vida. Por exemplo, você quer perder peso, ser mais produtivo, focado, resistente ao estresse e a doenças e ser mais feliz em geral?
Então certamente faz sentido se concentrar em mudanças simples de vida que podem ajudá-lo a se aproximar de seu objetivo.
Existem várias dicas diferentes de biohacking. Um grupo, por exemplo, é adepto da chamada nutrigenômica, que acredita que os alimentos podem afetar nossos genes.
Nela defende-se que os alimentos que consumimos enviam mensagens genéticas ao nosso corpo. Dessa forma, todas as moléculas que compõem o metabolismo são controladas.
Essas moléculas também dizem ao corpo o que fazer com a ingestão de calorias, seja para queimá-las ou armazená-las.
Assim, uma pessoa pode melhorar quaisquer distúrbios metabólicos, intolerâncias e, ao mesmo tempo, ajudar-se a um corpo mais magro, por exemplo.
Embora a dieta seja considerada um componente importante que pode contribuir para a melhoria geral da saúde, existem muitos outros fatores em jogo, como o exercício, que também têm um efeito significativo no resultado.
Como fazer isso? É o que explico logo a seguir!
Melhore seus hábitos alimentares e seja saudável
Não é por acaso que a importância da dieta é sempre destaque. Esta é realmente a pedra angular da qual derivam muitas outras áreas de nossas vidas.
Durante a adolescência, você pode se sentir cheio de energia, força, comer o que quiser sem ganhar peso e se sentir bem. Com o tempo, no entanto, você chegará ao ponto em que os primeiros efeitos negativos de uma dieta pobre começarão a aparecer em seu corpo.
Pode ser um aumento no percentual de gordura corporal, problemas de saúde, más condições ou problemas de saúde mental. No entanto, mesmo pequenas consequências de uma dieta negativa podem ter consequências graves no final.
E como você começa a mudar sua dieta? Não se preocupe, ninguém está pedindo para você largar todos os seus hábitos de um dia para o outro. Nem você precisa abrir mão de suas comidas favoritas. No começo, algumas pequenas mudanças funcionarão bem.
Se você gradualmente incorporar pequenas mudanças em sua vida, verá que elas se tornarão uma coisa natural com o tempo. Os resultados na forma de mudança de peso e melhoria da saúde geral também não demorarão a chegar.
Além disso, você também se sentirá bem com o fato de que, graças a uma dieta saudável, você fornece ao corpo tudo o que é necessário para o bom funcionamento dos processos bioquímicos necessários.
Leia também::: O que são telômeros e qual o seu papel na longevidade?
Crie uma rotina para dormir
Durante o sono ocorre uma importante regeneração ou armazenamento de informações que deixa o corpo mais saudável. No entanto, não dormir tem muitos efeitos negativos sobre os seres humanos, mesmo em funcionamento normal.
Por exemplo, pode haver uma deterioração no desempenho esportivo, um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2 e outras doenças devido ao enfraquecimento da imunidade e até mesmo uma maior probabilidade de ganhar peso.
Você já teve uma noite mal dormida e no outro dia estava com um desejo enorme de comer doces? Isso acontece devido as alterações nos níveis dos hormônios da fome e da saciedade (leptina e grelina), que literalmente o obrigam a comer alguma coisa e de preferência em grandes quantidades.
A longo prazo, no entanto, essa reposição de energia com doces pode, infelizmente, resultar em aumento de peso. Por isso, procure:
- Tente dormir de 7 a 9 horas.
- Vá dormir mais ou menos no mesmo horário todos os dias.
- Acorde no mesmo horário todos os dias.
- Mesmo nos fins de semana, tente não se afastar muito da sua rotina normal de sono.
- Não tente compensar o déficit de sono da semana de trabalho no fim de semana.
- Tente limitar a exposição à luz azul das telas pelo menos 2 horas antes de dormir.
- Experimente técnicas de relaxamento.
Se exercite
Sabe aquela sensação quando sua cabeça está cheia de preocupações e depois de uma hora de exercício, todas elas se dissipam?
O movimento geralmente traz muitos benefícios, tanto para a psique quanto para a aparência física.
O exercício regular queima grandes quantidades de calorias, o que pode facilitar a perda de peso. Além disso, a atividade física também melhora seu sono, sua disciplina, autoestima, bem como sua saúde, pois pode reduzir o risco de desenvolver certas doenças.
Mas isso não quer dizer que precisa correr uma maratona todos os dias. No começo você precisará adicionar atividades lentamente e se acostumar com o movimento regular.
Leia também::: Qual a diferença entre idade biológica e idade cronológica?
Como ser mais saudável?
Como viu, há muitas maneiras de “hackear” sua vida e melhorar sua saúde em todos os sentidos.
Certamente, ninguém está pedindo para você tirar todos os produtos processados do cardápio de um dia para o outro, passar horas meditando, abraçando árvores enquanto toma um banho de luar em um lago de gelo.
Mas lembre-se de que cada pequeno passo que você dá, como substituir refrigerante açucarado por água, pode ter um grande impacto na sua saúde física e mental.
Portanto, comece definindo seu objetivo, que você gostaria de alcançar usando o biohacking, e gradualmente experimente novos métodos que possam ajudá-lo. Você verá que os resultados virão com o tempo.
Espero ter respondido sua dúvida sobre como ser mais saudável e, para saber mais sobre biohacking, clique no botão abaixo e conheça meu ebook sobre o tema!