Nosso sistema imunológico é essencial para nossa sobrevivência. Sem ele, nossos corpos estariam abertos ao ataque de bactérias, vírus, parasitas e muito mais.
É o nosso sistema imunológico que nos mantém saudáveis enquanto vagamos por um mar de patógenos e ameaças externas ao nosso organismo.
Essa vasta rede de células e tecidos está constantemente à procura de invasores e, assim que um inimigo é detectado, um ataque complexo é montado.
Para explicar como funciona o sistema imunológico, e quais suas partes mais importantes, preparei o artigo abaixo que compartilho com vocês. Confiram!
O que é o sistema imunológico?
Seu sistema imunológico é uma grande rede de órgãos, glóbulos brancos, proteínas (anticorpos) e produtos químicos.
Este sistema funciona em conjunto para protegê-lo de invasores (bactérias, vírus, parasitas e fungos) que causam infecções, doenças e enfermidades.
As principais partes do sistema imunológico são:
Glóbulos brancos
Um dos jogadores mais importantes em nosso sistema imunológico é o glóbulo branco, também chamado de leucócito. Os leucócitos patrulham o sangue e os tecidos por todo o corpo em busca de intrusos.
Quando detectam uma substância estranha, enviam sinais e lançam um ataque imunológico. Essas células de combate a doenças são feitas na medula óssea e são armazenadas em muitos lugares diferentes do corpo, como amígdalas e adenoides.
Existem dois tipos de leucócitos: fagócitos e linfócitos. Os fagócitos engolfam os intrusos, os quebram e os destroem. Os linfócitos são divididos em mais dois tipos. Os linfócitos B (ou células B) criam anticorpos e alertam os linfócitos T (ou células T) para matar os patógenos.
Linfonodos
Essas pequenas glândulas filtram e destroem os germes para que não possam se espalhar para outras partes do corpo e deixá-lo doente. Eles também fazem parte do sistema linfático do seu corpo.
Os gânglios linfáticos contêm células imunes que analisam os invasores estrangeiros trazidos para o seu corpo. Eles então ativam, replicam e enviam os linfócitos específicos (glóbulos brancos) para combater esse invasor específico.
Você tem centenas de linfonodos em todo o corpo, inclusive no pescoço, axilas e virilha. Os gânglios linfáticos inchados e sensíveis são um indício de que seu corpo está lutando contra uma infecção.
Leia também::: Qual a diferença entre idade biológica e idade cronológica?
Baço
Seu baço armazena glóbulos brancos que defendem seu corpo de invasores. Também filtra o sangue, destruindo os glóbulos vermelhos velhos e danificados.
Amígdalas e adenoides
Por estarem localizadas na garganta e na passagem nasal, as amígdalas e adenoides podem prender invasores estranhos (por exemplo, bactérias ou vírus) assim que entrarem em seu corpo.
Eles têm células imunes que produzem anticorpos para protegê-lo de invasores estranhos que causam infecções na garganta e nos pulmões.
Timo
Este pequeno órgão na parte superior do tórax ajuda a amadurecer um certo tipo de glóbulo branco.
A tarefa específica dessa célula é aprender a reconhecer e lembrar de um invasor para que um ataque possa ser montado rapidamente na próxima vez que esse invasor for encontrado.
Medula óssea
As células-tronco no centro esponjoso de seus ossos se desenvolvem em glóbulos vermelhos, plasmócitos e uma variedade de glóbulos brancos e outros tipos de células imunes.
Sua medula óssea produz bilhões de novas células sanguíneas todos os dias e as libera na corrente sanguínea.
Pele, membranas mucosas e outras defesas de primeira linha
Sua pele é a primeira linha de defesa na prevenção e destruição de germes antes que eles entrem em seu corpo. A pele produz óleos e secreta outras células protetoras do sistema imunológico.
As membranas mucosas revestem os tratos respiratório, digestivo, urinário e reprodutivo. Essas membranas secretam muco, que lubrifica e umedece as superfícies. Os germes aderem ao muco no trato respiratório e, em seguida, saemdas vias aéreas por estruturas semelhantes a cabelos chamadas cílios. Pequenos pelos em seu nariz pegam germes.
Enzimas encontradas no suor, lágrimas, saliva e membranas mucosas, bem como secreções na vagina, defendem e destroem os germes.
Estômago e intestino
O ácido estomacal mata muitas bactérias logo após entrarem em seu corpo. Você também tem bactérias benéficas (boas) em seu intestino que matam bactérias nocivas.
Como o sistema imunológico é ativado?
Qualquer coisa que desencadeie uma resposta imune leva o nome de antígeno. Um antígeno pode ser um vírus, bactérias, toxinas, produtos químicos ou outras substâncias que vêm de fora do corpo.
Se o corpo entrar em contato com um antígeno pela primeira vez, ele armazenará informações sobre o germe e como combatê-lo.
Se um antígeno entrar no corpo e as células B o reconhecerem (por ter tido a doença antes ou por terem vacina contra ela), as células B produzirão anticorpos.
Quando os anticorpos se ligam a um antígeno (pense em uma fechadura – configuração de chave), ele sinaliza outras partes do sistema imunológico para atacar e destruir os invasores.
É assim que o corpo humano desenvolve imunidade (adquirida) a uma determinada doença.
Mas alguns germes e vírus são muito adaptáveis. Eles descobrem maneiras de mudar com o tempo e se infiltrar em nossos corpos, e é por isso que as vacinas contra a gripe devem ser reaplicadas todos os anos.
Leia também::: Os perigos dos adoçantes artificiais
Cuide da sua saúde
O sistema imunológico é incrivelmente complicado e absolutamente vital para nossa sobrevivência.
Vários sistemas e tipos de células diferentes trabalham em perfeita sincronia (na maioria das vezes) em todo o corpo para combater patógenos e limpar células mortas.
Manter nosso sistema imunológico saudável é uma parte essencial para termos mais saúde e estarmos protegidos das ameaças externas.
Espero por fim que tenham compreendido como funciona o sistema imunológico e, para mais dicas e informações para uma longevidade saudável, sigam meu canal do Youtube!