Dra Andreia Antoniolli

Como o biohacking pode melhorar a qualidade do sono e aumentar a produtividade?

O biohacking, que envolve a otimização do corpo e mente por meio da tecnologia e ciência, é uma tendência crescente em busca de uma vida mais saudável e produtiva. 

Uma das áreas em que o biohacking tem se concentrado é a qualidade do sono, um fator fundamental para a saúde e bem-estar geral. 

Dormir bem pode melhorar a memória, concentração, humor e sistema imunológico, além de reduzir o risco de doenças crônicas. 

No artigo que compartilho abaixo, falo da relação entre biohacking e qualidade do sono, bem como algumas dicas e técnicas para melhorar suas noites e obter seus benefícios para a saúde.

O que é Biohacking?

Biohacking é uma biologia do tipo “faça você mesmo”, geralmente composta de pequenas mudanças incrementais no estilo de vida para melhorar sua saúde e bem-estar.

Seja sua dieta, desempenho físico, saúde mental ou sono. Mas não é tão complicado quanto parece, algumas técnicas de biohacking existem há séculos, como meditação e jejum intermitente.

É uma espécie de tentativa e erro para ver quais técnicas e quais alimentos funcionam melhor para seu corpo e mente. 

E com as muitas tecnologias de biohacking agora disponíveis, é mais fácil do que nunca biohackear seu caminho para uma vida melhor. 

Por que precisamos fazer um biohack para dormir?

Uma boa noite de sono é a chave para maior concentração e desempenho, melhor saúde, menor risco de doenças crônicas e pele ainda mais radiante. Mas noites sem dormir são comuns.

Os especialistas recomendam dormir de 7 a 8 horas por noite, mas há muitas razões pelas quais você deve melhorar seu sono. As principais são:

Regula o seu relógio biológico 

Seu ritmo circadiano, que a maioria de nós chama de “relógio biológico”, regula tudo o que acontece em seu corpo: seu humor, seus hormônios, seus níveis de energia, sua frequência cardíaca, sua pressão arterial e até o momento em que você sente fome durante o dia. 

Se o seu ritmo está errado, os efeitos colaterais não são engraçados, para dizer o mínimo. Você pode esperar experimentar insônia, fadiga, perda de apetite e um declínio em seu bem-estar físico e mental.

Apoia o seu sistema imunológico

Enquanto você dorme, seu sistema imunológico está trabalhando duro para manter seu corpo funcionando da melhor maneira possível.

À medida que você desfruta de um sono reparador, seu corpo remove os resíduos de suas células e cria proteínas para combater infecções e inflamações. 

Portanto, não é de surpreender que a falta de sono tenha repercussões em seu corpo.

O sono é sua melhor ferramenta antienvelhecimento

O sono restaurador não é apenas uma expressão. Todos nós já acordamos com olheiras e inchaço depois de uma noite mal dormida, mas é muito mais do que isso.

Enquanto você tira uma soneca, seu corpo entra em modo de reparo, que estimula a produção de colágeno e a circulação sanguínea, enquanto repara os danos causados ​​pela exposição aos raios UV e outros agressores ambientais.

O sono é sua ferramenta antienvelhecimento mais poderosa 

Talvez não seja nenhuma surpresa que obter uma quantidade ideal de sono melhore sua concentração. 

Se você melhorar a qualidade do seu sono, acordará revigorado e com energia para o dia. Esse aumento de energia melhorará sua concentração e funções cognitivas, o que se traduzirá em melhor desempenho físico e mental. 

Isso também significa que você será mais produtivo

Obviamente, com níveis de energia mais altos, você provavelmente trabalhará mais. Seja para ser mais produtivo no escritório ou ter energia para ir à academia antes ou depois do trabalho. 

Pode ajudar a prevenir o ganho de peso

Dormir de 7 a 8 horas não significa que você acordará 5 quilos mais leve, mas pode impedir que você ganhe peso. 

Se você não dorme o suficiente, seu corpo produz um hormônio chamado grelina, que estimula o apetite, enquanto diminui a produção de leptina, que diz ao cérebro que você está satisfeito. 

Leia também::: Quer viver mais? Deixe a carne processada de lado!

Como modificar seu sono com biohacking

Aqui estão as principais dicas para ter um bom descanso, usando o biohacking e qualidade do sono a seu favor:

Escolha a luz certa

A poluição luminosa noturna pode atrapalhar seriamente o seu sono, enviando sinais ao seu cérebro para estar acordado. 

Usar uma máscara para dormir é um método clinicamente comprovado para melhorar a qualidade do seu sono.  

Sem cafeína depois das 14h

Se você é uma pessoa que gosta de aumentar a ingestão de cafeína às 16h, pense duas vezes. 

Um estudo mostrou que tomar uma xícara de café 6 horas antes de dormir pode fazer com que você perca uma hora de descanso.

Permitir um período de desligamento

Pelo menos 30 minutos antes de dormir – mas idealmente 60 minutos – desligue o celular, a televisão e outros aparelhos eletrônicos. 

Isso impedirá que você navegue pelas redes sociais ou leia seus e-mails e evite que a luz azul perturbe seu sono. Em vez disso, faça algo relaxante, como ler um livro ou meditar, para acalmar sua mente.

Prepare seu quarto

Arrume seu quarto para organizar seu espaço e sua mente, abra uma janela para manter a temperatura do corpo baixa e use tecidos que absorvem a umidade, como seda, algodão ou linho, para se manter aquecido e confortável enquanto dorme.

Aplique o biohacking na sua vida

Biohacking é sobre ouvir seu corpo e descobrir o que funciona para você. As dicas que listei acima são um ótimo ponto de partida para o biohacking do sono. 

Você pode descobrir que não precisa aplicar todos eles para melhorar seu sono ou que precisa fazer mais.

De qualquer forma, é importante não colocar muita pressão em si mesmo no início para obter as 7 horas ideais de sono. 

Certamente não vai ajudá-lo a dormir o que você tanto precisa! Mas mesmo que você consiga apenas 30 minutos extras na cama para começar, é um passo na direção certa para melhorar seu sono e, portanto, seu bem-estar físico e mental.

Por fim, espero que o artigo sobre biohacking e qualidade do sono seja útil para você e, para mais dicas como esta, siga também meu Instagram!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postagens recentes: