Dra Andreia Antoniolli

5 motivos para manter seus músculos fortes e saudáveis

Muitas vezes, as pessoas pensam em ganhar músculos apenas por questões estéticas. Mas sabia que o músculo é o principal condutor da geração de calor e também influencia amplamente o metabolismo do seu corpo.

Felizmente, o sistema musculoesquelético é um dos sistemas do corpo que responde mais prontamente ao exercício. Em outras palavras: temos uma grande capacidade de mudá-lo. 

Infelizmente, essa mudança funciona nos dois sentidos: o treinamento de força oferece benefícios em um curto período de tempo, mas essas melhorias também diminuem rapidamente quando você deixa seus pesos ficarem empoeirados.

Por isso, o segredo para aproveitar os benefícios de manter os músculos fortes e saudáveis é a consistência dos exercícios. E se você ainda não está convencido de que deve realizar exercícios musculares, confira 5 motivos para isso que compartilho abaixo!

1. Sistema imunológico mais forte

O exercício pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico – em parte por causa da massa muscular. Em uma revisão de 2019 no Journal of Sport and Health Science, os autores observaram que o exercício tem um efeito anti-inflamatório e o exercício habitual melhora a regulação imunológica, retardando o início da disfunção relacionada à idade.

Por quê? Vários estudos observam que as proteínas na massa muscular podem ser usadas pelo sistema imunológico para responder a lesões. 

Os pesquisadores descobriram que o metabolismo muscular alterado desempenha um papel fundamental na gênese e, portanto, na prevenção de muitas condições patológicas comuns e doenças crônicas.

2. Bom para a saúde mental

Muitos estudos mostraram que o exercício pode aliviar o estresse e a ansiedade. Um estudo de 2014 na Frontiers of Psychology, mostrou que o exercício de fortalecimento muscular – especificamente, treinamento de resistência ou treinamento de força – tem efeitos redutores da ansiedade.

E um estudo de 2018 no JAMA Psychiatry descobriu que pessoas com depressão leve e moderada que realizavam treinamento de resistência duas ou mais vezes por semana tiveram uma redução significativa em seus sintomas.

Portanto, exercícios que aumentam sua massa muscular também podem trazer benefícios para a saúde mental.

Leia também::: O que é a insulina e qual a sua relação com o diabetes?

3. Ajuda no controle da insulina

Você pode ter ouvido falar que o excesso de gordura corporal pode levar ao diabetes tipo 2, e o exercício pode ajudar a diminuir o risco de ambos, mas você sabia que a massa muscular pode ser a chave para regular sua glicose?

De acordo com um relatório no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, massa muscular muito baixa é um fator de risco para resistência à insulina, e massa muscular maior (em relação ao tamanho do corpo) está associada a melhor sensibilidade à insulina e menor risco de pré ou evidente diabetes.

4. Melhora a densidade óssea

Passando das vantagens metabólicas de ter uma quantidade saudável de massa muscular, músculos fortes também ajudam a preservar e manter a densidade óssea saudável. 

Especialmente para mulheres e idosos, a densidade óssea é importante para prevenir a osteoporose. A conexão pode não parecer óbvia (como mais massa muscular torna seus ossos mais fortes?), mas o elo oculto está no conceito de carga. 

A melhor maneira de construir ossos fortes é colocá-los sob uma carga pesada: levantar, carregar, arrastar ou mover algo com um peso substancial. E todas as formas de fazer isso também resultam em músculos mais fortes. 

Portanto, não são os próprios músculos que tornam seus ossos mais fortes, é o exercício que você usa para construir os músculos que também constrói seus ossos.

Especificamente, o treinamento com pesos ​​provou repetidamente aumentar a densidade óssea, mesmo em idosos. A literatura sobre esse assunto é enorme: uma revisão abrangente descobriu que os benefícios da caminhada ou da aeróbica leve eram discutíveis, mas que o treinamento de força era seguro e eficaz para prevenir a deterioração da densidade óssea em adultos mais velhos, especialmente quando continuado de forma consistente por pelo menos um ano.

5. Protegem contra a obesidade

O diabetes, é claro, geralmente vem acompanhado de uma comorbidade indesejável: a obesidade. Diabetes e obesidade são apenas dois lados da mesma moeda – diabetes é a incapacidade de usar carboidratos de forma produtiva, e a obesidade é o resultado natural quando seu corpo os armazena como gordura. 

Ambos são inflamatórios, ambos são mediados por desequilíbrios na flora intestinal, ambos estão intimamente ligados à autoimunidade. Sem surpresa, a perda de massa muscular da sarcopenia também está fortemente associada à obesidade, e os dois problemas reagem um ao outro em um ciclo vicioso.

Para explicar a relação de forma muito simples, a obesidade é inflamatória e a inflamação causa a destruição muscular em todo o corpo. A perda muscular dificulta a movimentação, contribuindo para um estilo de vida sedentário. Ficar sentado o dia todo acelera o ganho de peso e a perda muscular, e o ciclo continua.

Leia também::: É possível reverter o envelhecimento?

Ganhe mais massa muscular

Como fica claro, ter mais massa muscular não é uma questão estética, mas sim para se ter mais saúde e, consequentemente, uma longevidade mais saudável.

Por fim, espero que estes 5 motivos para manter seus músculos fortes e saudáveis o incentivem a realizar mais exercícios. E para mais dicas para ter melhor saúde, siga também meu canal do YouTube!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postagens recentes: